Lá na Piedade
Endereços: Casa da Barra (R. 23 de maio, Centro); Espaço Cena (R. Karl Gerhard, 27, Centro); Terreirinho (Morro da Piedade) Cidades: Conceição da Barra (ES), Domingos Martins (ES) e Vitória (ES)
Período: Novembro de 2023 a maio de 2024 Proposta: Mostra itinerante que percorreu 3 cidades do Espírito Santo, apresentando histórias do bairro Piedade, localizado em Vitória, por meio de uma exposição interativa. Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias, moradores, gestores públicos, coletivos culturais e religiosos.
Mostra itinerante do projeto 'Ativar piedade', exposta na 13a Bienal Internacional de Arquitetura SP, percorre 3 cidades do Espírito Santo.
"Quilombo Piedade", como cantou o samba-enredo de 2024 da escola de samba Unidos da Piedade, indica as raízes de um bairro cheio de tradições e conexão com a natureza. As narrativas dessa comunidade de Vitória viajaram por meio do projeto "Lá na Piedade", uma mostra itinerante que passou por diferentes espaços culturais do Espírito Santo, promovendo o intercâmbio entre as cidades de Conceição da Barra, Domingos Martins, Vitória e região.
"Lá na Piedade" é uma extensão do projeto "Ativar a Piedade" e contou com quatro totens interativos e um mapa esquemático, permitindo aos visitantes interagir com a história da Piedade, conhecer o processo completo do projeto e até realizar um passeio virtual pelo bairro com óculos de realidade virtual.
Resgatar memórias, atravessar desafios.
Desde 2018, o bairro, que faz parte do programa Estado Presente - Segurança Cidadã, vive sob a ameaça das disputas de facções criminosas pelo território. Este conflito foi marcado pela interrupção da vida de muitos jovens e por ataques incendiários a casas, que geraram um processo preocupante de evasão, forçando cerca de um quarto dos moradores a deixarem suas raízes.
Em resposta a este contexto, nasceu a proposta de uma intervenção urbana, fruto do esforço conjunto de moradores, gestores públicos e coletivos culturais e religiosos, com o objetivo de reocupar e ressignificar espaços marcados por essas cicatrizes. Através da parceria entre a Cidade Quintal e os moradores, a paisagem do bairro foi revitalizada com pinturas e grafismos, abrangendo 30 fachadas, becos e escadarias.
Para levar o projeto além dos becos e vielas da Piedade, foi criada uma intervenção interativa, que uniu arte, tecnologia, história e direito à cidade: a "Ativar Piedade", que após ser exibida na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, transformou-se na mostra itinerante "Lá na Piedade".
A mostra ofereceu um panorama completo do projeto, com vozes e imagens da comunidade, incluindo um bate-papo com integrantes da Cidade Quintal e Dona Sandra Reis, uma das lideranças informais do bairro, reconhecida nacionalmente por sua atuação na defesa dos direitos humanos.
Interatividade, imersão e intercâmbio cultural
Ao final das exposições, houve uma devolutiva para os moradores da Piedade, que puderam acessar imagens em 360° de um quilombo do Sapê do Norte. O intuito foi promover um intercâmbio entre os moradores do morro e pessoas de outros territórios, compartilhando a riqueza histórica de ambas as comunidades.
MOSTRA #1: CASA DA BARRA, Conceição da Barra (ES)
MOSTRA #2: ESPAÇO CENA, Domingos Martins (ES)
MOSTRA #3: TERREIRINHO, Piedade, Vitória (ES)
O projeto faz parte da Mostra de Artes para Itinerância, contemplado pelo edital de Artes Visuais 09/2022 realizado pela Secretaria Estadual de Cultura - Secult, com recursos do Funcultura. É uma realização da Cidade Quintal, em parceria com a Expurgação e Árvore Casa das Artes e apoio da Casa da Barra e Espaço Cena.
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é muito importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal, selecionado para a 13a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal.
Ficha técnica
2024
Coordenação geral
Juliana Lisboa
Co-criação da instalação
Francisco Xavier, Giselle Soares, Juliana Lisboa e Renato Pontello
Produção
Bruna Afonso
Expografia e conteúdos
Iara Ribeiro, Juliana Lisboa e Renato Pontello
Montagem
Leonardo Marrom
Educação
Alegria Falconi
Coordenação de pesquisa
Giselle Soares
Fotografia e multimídia
Francisco Xavier
Co-autoria da boneca Dona Sandra:
Julieta Hernandez, Vanessa Darmani e Wyller Villaças
Curadoria e montagem do tótem "Nascente":
Alegria Falconi
Entrevistas e gravação de áudios:
Vanessa Darmani e Wyller Villaças
Depoimento:
Sandra Maria Reis
Design gráfico:
Iara Ribeiro
Assessoria de comunicação:
Vinícius Rodrigues
Revisão:
Juliana Lisboa e Carol Matias
Apoio local:
Thiago Balbino e Carla van den Bergen