top of page
Mirante--foto _analuzes_ .png

Mirante do Cabral

Endereço: Bairro do Cabral

Cidade: Vitória Período: 2023 

Proposta: Melhorias sócio-espaciais de um mirante, com um enfoque na conscientização ambiental e subsequente campanha de coleta do resíduo plástico gerado pela vizinhança para a elaboração de um mosaico no local. Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias do Morro do Cabral, produtores culturais, escolas locais, donos de pequenos comércios locais, moradores, crianças e jovens locais

Vinte e quatro mil tampinhas plásticas doadas por moradores do bairro Morro do Quadro em Vitória-ES, serviram como base para melhorias sócio-espaciais em um mirante na região.

O projeto, que envolveu agenciamento comunitário, criação e execução, foi desenvolvido pela Cidade Quintal para as ações do Festival MC Edição favela, realizado pela produtora Movimento Cidade.

O Mirante do Cabral é um espaço que oferece uma vista panorâmica da paisagem urbana e natural da ilha de Vitória. Fica no alto, em um cruzamento entre becos e a escadaria principal, que segue para o topo do morro. No dia-a-dia dos moradores, é um ponto de parada para descanso após uma longa subida. Para as crianças que moram no entorno, é um local de brincadeiras, visto que a praça do bairro fica na baixada. 

Para além das vivências cotidianas, é ponto de encontro do coral Serenata D'Favela, iniciativa que há 13 anos impulsiona jovens talentos do bairro a partir da música. De acordo com integrantes, é o cenário perfeito para gravação de videoclipes e apresentações que mostram a potência do lugar: as pessoas e sua vista incrível de outras comunidades. 

Foi o Serenata D'Favela que abraçou o projeto, ajudou a definir o espaço da intervenção e acompanhou de perto o desenvolvimento.

_analuzes_-229.jpg
Mirante---foto _analuzes_.png
_analuzes_-1.jpg
Mirante---foto _analuzes_ .png
_analuzes_-204.jpg
Mirante---foto _analuzes_ 3.png

Fotos: Ana Luzes

Espaço requalificado

Nossa ação no local incluiu reparos, pinturas, elaboração e instalação de um mosaico feito com tampinhas plásticas e a atiavação com um hackathon. Os espaços contemplados são formados pelo mirante, uma pequena "varanda" com mesa e cadeiras de concreto, e o Platô.

O espaço central nas transformações do Mirante do Cabral foi um platô que fica de frente para a vista principal. De acordo com vizinhos, antigamente ali havia uma casa ocupada por 3 irmãs, Maria, Eliza e Serafina, que deixaram o espaço um tempo antes da prefeitura construir a escadaria principal que corta o alto do morro - e também cortou a casa. Mesmo com o que sobrou dela, um piso quebrado, uma escada e bastante mato, havia crianças que gostavam de brincar no local. No projeto, o piso foi formalizado, possibilitando novas apropriações mais seguras e divertidas para as crianças. 

 

O platô se tornou o espaço mais amplo do mirante, ideal para apresentações e gravações. Foi aproveitada uma escada que havia no local de onde é possível ter ângulos privilegiados para filmagens e ensaios fotográficos, além de servir como arquibancada de onde se vê as pinturas e a vista. 

Serenata-de-favela-fot _analuzes_ ativação.png
@analuzes_-4.jpg

Fotos: Ana Luzes

Prática circular: do resíduo plástico ao espaço requalificado

O Morro do Quadro não é a única periferia que vivencia os efeitos da falta de uma política de gestão de resíduos adequada. Por mais que possam ser vistos pontos irregulares de 'lixo' pelo bairro e todo o estigma que esse cenário carrega, também deve-se considerar trabalhos como o da casa de tampinhas do Vicente, que de alguma maneira ressignifica essa realidade.

 

"Doe tampinhas e contribua com um projeto na comunidade", foi a frase em destaque nos coletores espalhados pelos comércios locais e escola. Ativar a comunidade para uma campanha de doação de resíduo e apresentar um resultado final em que todos possam se beneficiar, é uma prática circular capaz de promover conscientização e mobilizar mudanças mais duradouras.

IMG_4902.HEIC
esquemas-plato.png
Prancheta 1.png
Prancheta 2.png
Detalhes-do-gráfico-com-tampinhas.png
PHOTO-2023-03-01-14-20-45.jpg
esquemas-plato.png
@analuzes_-27.jpg
@analuzes_-19.jpg

Hackathon na comunidade do Morro do Quadro

O dia de inaugurar o espaço requalificado do mirante foi bastante produtivo. Realizamos durante o dia uma maratona de projetos com reuso de plástico com jovens moradores, no espaço do projeto social Serenata de Favela.

Os participantes escolheram prototipar objetos para serem usados no mirante, como um tripé para fotografar com o celular e uma cadeira. Tudo isso foi feito com auxílio de mentores e ferramentas.

Com tudo pronto, aconteceu um cortejo animado do grupo até o local do Mirante, onde puderam celebrar os resultado, e inaugurar o platô com uma apresentação de dança.

_analuzes_-21.jpg
_analuzes_-7.jpg
_analuzes_-81.jpg
_analuzes_-4.jpg
_analuzes_-69.jpg

Fotos: Ana Luzes

_analuzes_-190.jpg

Gostou do conteúdo?

Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal e para o uso de fotografias, seguir nomeações da ficha técnica.

Ficha técnica

Este projeto teve realização do Movimento Cidade, com execução da Cidade Quintal e parceria com a Serenata d'Favela

Vitória-Espírito Santo

2023

Coordenação Geral

Juliana Lisboa

Renato Pontello

Produção

Bruna Afonso

Educativo

Alegria Falconí

Criação

Juliana Lisboa

Renato Pontello

Assistente de Criação

Iara Ribeiro

Mobilização Comunitária 

Luciene Chagas

Bruna Afonso

Pintura

Renato Pontello

Ione Reis

Ed Brown

Iara Ribeiro

 

Montagem dos

Painéis Plásticos

Alegria Falconí

Iara Ribeiro

Renato Pontello

Pedreiro

João Batista

Assistentes Locais

Lucas dos Santos

Cauã Salomão

Jaderson Silva Pinto

Benjamin Rodrigues

Mentor Local

Vicente

Materialize -

Design Ufes

Katia Miller

Camila Lorenzetto

Produção e Realização

do Festival Mc: Movimento Cidade

Diego Romão

Fotografia 

Ana Luzes

bottom of page