Quintal Brincante
de Jabaeté
Endereço: Sede do Projeto Tons de Amora,
Cidade: Vila Velha - ES Período: novembro de 2023 a março de 2024
Proposta: Construção de um espaço coletivo brincante voltado para o público infantil e seus cuidadores. Um projeto que tem como premissa a reinserção de resíduos como estruturas permanentes. Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias de Jabaeté, crianças e famílias moradoras da região, mulheres integrantes do coletivo Tons de Amora.
Brincar, criar e transformar através do cuidado e da circularidade de resíduos na periferia de Vila Velha.
O Quintal Brincante de Jabaeté nasceu da vontade coletiva de criar, brincar e transformar espaços. Localizado na área externa da sede da organização comunitária "Tons de Amora", na região de Terra Vermelha, periferia de Vila Velha - Espírito Santo, este projeto é baseado nos princípios do design circular e da participação comunitária.
A ideia do Quintal Brincante foi pré-definida pela Rede Jabaeté, rede criada a partir de um programa de desenvolvimento local realizado pelo Instituto EDP, e formada por coletivos que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região desde 2023. O "Tons de Amora", é um desses coletivos, e atua dedicado às crianças e às mulheres em situação de vulnerabilidade, o que motivou a instalação do Quintal Brincante em seu espaço.
Espaço requalificado
O espaço em que o Quintal Brincante se situa, está ao lado da horta comunitária e foi concebido para dar suporte ao grande número de mulheres e crianças atendidas no local em serviços de apoio psicossocial e reforço escolar.
Pensando em um projeto direcionado ao público infantil, priorizamos a concepção de uma estrutura convidativa e amigável. A começar pelas pinturas nos postes, onde a predominância do marrom da madeira foi reduzida através de uma paleta de cores vibrante e bem-humorada que encoraja a interação dos pequenos com a estrutura. Os tons de rosa e roxo da pintura, escolhidos para aludir ao nome da organização, "Tons de Amora", evocam o universo afetivo das mães e crianças que participam ativamente da ocupação.
As escolhas visuais e sensoriais têm como objetivo a construção de uma atmosfera divertida no quintal da sede que convida à exploração de diversas brincadeiras e a valorização da área em que a horta se situa. Os resultados demonstram de forma concreta os benefícios da reciclagem e de uma destinação criativa aos resíduos do bairro.
desenho
esquemático
dos espaços
no terreno
Co-criar com as crianças um espaço brincante permanente
"O que seria das infâncias sem espaços brincantes?" foi uma dos questionamentos propulsores para o projeto. Há anos a comunidade de Jabaeté recorria ao poder público para reivindicar mais locais onde suas crianças pudessem brincar, mas sem sucesso. Então por meio de reuniões comunitárias, o problema foi direcionado para o Instituto EDP, que mobilizou a Cidade Quintal para a concepção e execução dessa vontade coletiva.
Articulamos uma mobilização comunitária para doação de tampinhas plásticas durante um mês, que resultou em 65 quilos de resíduos (cerca de 57.257 tampinhas), destinados para nosso laboratório de reciclagem criativa, A Fantástica Carpintaria, onde foram processados e transformados em assentos e partes dos brinquedos. Somado a isto, tivemos 17 postes utilizados no projeto.
Considerando como premissa a reutilização de resíduos e mobilização comunitária, não poderia faltar os protagonistas do projeto: as crianças! E elas foram fundamentais. Além de participarem do multirinho, os pequenos também puderam colaborar com composições feitas com tampinhas, que posteriormente foram derretidas e transformadas em placas resistentes para as instalações.
Acreditamos que práticas participativas integradas a processos circulares estimulam novos hábitos coletivos, uma vez que as pessoas percebem os resultados de suas ações na paisagem cotidiana do bairro. Aqui, as crianças foram agentes fundamentais na co-criação de um espaço permanente em seu bairro, que agora lhes oferece mais possibilidades de brincadeira.
Ficha técnica
Este projeto teve realização do Instituto EDP, com execução da Cidade Quintal e apoio do Projeto Tons de Amora e Instituto Estelar.
Vila Velha - Espírito Santo
2024
Coordenação Geral
Juliana Lisboa
Produção
Bruna Afonso
Educativo
Alegria Falconí
Brenda Castro (Instituto Estelar)
Jeniffer Azevedo (Instituto Estelar)
Oficinas
Alegria Falconí
Bruna Afonso
Juliana Lisboa
Mobilização Comunitária
Fabiola Buecke
Silvana Silva
Pintura
Iara Ribeiro
Arquitetura
Renato Pontello
Renan Grisoni (Palete Parque)
Cleuber da Silva (Palete Parque)
Marcenaria
Renato Pontello
Renan Grisoni (Palete Parque)
Cleuber da Silva (Palete Parque)
Montagem
Renato Pontello
Design Gráfico
Iara Ribeiro
Design
Juliana Lisboa
Assessoria de Laboratório
Alegria Falconí
Juliana Lisboa
Ecoponto de Jabaeté
Solange Silva
Fotografias
Vitor Bermudes
Mosaico Imagem