Rota do São Benedito
Endereço: Rua Tenente Setúbal, São Benedito Cidade: Vitória Período: 2022
Proposta: Consolidar e ativar um percurso de turismo de base comunitária por meio de narrativas coletivas sobre o bairro, capturadas por moradores em inventário participativo promovido pelo Fórum Bem Maior. As histórias foram representadas pela Cidade Quintal a partir de recursos visuais, auditivos e da criação de uma experiência. Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias do Território do Bem, donos de pequenos comércios locais, lideranças religiosas, moradores, anciães do bairro, crianças, monitores e guias de turismo e pintores locais.
Uma experiência de turismo comunitário a partir das memórias afetivas locais
Do alto do morro do São Benedito é possível ter uma vista panorâmica única de Vitória e até de municípios vizinhos. Lá em cima está o mais alto farol do Brasil, instalado em 1962 pela Marinha para orientar os navios que chegam em direção ao porto.
Mas até chegar lá há todo um percurso carregado de histórias de uma comunidade construída a partir de muita luta em condições adversas, mas levando adiante projetos que hoje são exemplo a nível local e até nacional.
Por meio de pinturas e áudios especialmente desenvolvidos para o projeto, a Rota de São Benedito se consolida como uma experiência multisensorial, um trajeto que desperta aprendizados e vivências de quem por lá passar.
Vivências
O Território do Bem, conjunto de 8 bairros e comunidades, entre eles o São Benedito, possui um grande número de projetos comunitários, que incluem documentos valiosos como a pesquisa Memória Viva do Bairro São Benedito, parte do projeto Nossa História, Nosso Bem, que serviu de base para nossa equipe acessar muitas informações sobre o território. Entrevistas feitas pela cineasta Tati Hauer para um documentário também contribuíram para esse processo.
A partir daí, foram realizadas reuniões abertas com a comunidade, entrevistas com moradores para capturas histórias narradas por eles e foi feita também a mobilização de comerciantes para a instalação de pontos de coletas de tampinhas, que seriam reaproveitadas na criação do banco instalado no alto do morro para contemplação da bela vista por moradores e visitantes.
Fotos: Thais Gobbo
Criação
Toda a informação colhida constituiu um percurso turístico de base comunitária com destaque a oito pontos de parada, que configuram locais importantes para a história, identidade e vivência dos moradores do São Benedito.
AUDIOTOUR
Cada um desses pontos ganhou pinturas e outras intervenções que ajudam a contar sobre esse percurso, que possui um audiotour, ativado por QR-Codes disponíveis junto às pinturas, em que o visitante pode ouvir histórias dos locais contadas por um narrador e pela voz de moradores. O roteiro do audiotour teve contribuição de Luara Zucolotto, professora da região, e a locução teve participação de Bruno Hanstenreiter, interpretando o personagem ficcional Bené.
RECICLAGEM CRIATIVA NA ROTA
No alto do morro, entre a necessidade de descanso por conta da subida e a vontade de contemplar calmamente a vista panorâmica de Vitória, o banco ali instalado é muito convidado. E também conta uma história.
O mobiliário urbano e parte da sinalização feitos de plástico reciclado foram desenvolvidos no LAB Cidade Quintal, por meio do projeto A Fantástica Carpintaria, a partir de resíduos que foram coletados na comunidade durante campanha que durou 1 mês e mobilizou 8 comércios locais e moradores.
CASA DE DONA NAILMA
A pintura realizada no muro do Secri representa Dona Nailma, uma das primeiras moradoras vindas da região quilombola de Sapê do Norte para habitar o São Benedito, servindo como apoiadora a outros que chegariam depois. A arte foi desenvolvida e executada por Thiago Balbino, um artista plástico também descendente de família quilombola da mesma região.
COMÉRCIO LOCAL
Além disso, alguns comércios que estão no caminho da Rota receberam reformas e pinturas em suas fachadas, contribuindo para o fomento da economia local.
Ativação
A Rota do São Benedito foi inaugurada oficialmente em maio de 2022, quando membros da equipe do projeto, parceiros, lideranças comunitárias, moradores, jornalistas, grupos culturais e outros estiveram juntos em um cortejo de ativação, comandado pela Banda de Congo Amores da Lua.
Por meio da Organização Social Ateliê de Ideias, foi realizada a formação de monitores turísticos locais, que acompanham os visitantes e trazem mais informações sobre o bairro e o percurso. As recomendações, agendamentos e informações completas sobre a Rota do São Benedito podem ser encontradas no site oficial do projeto.
Bora conhecer?
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria da Cidade Quintal e para o uso de fotografias, seguir nomeações da ficha técnica.
Ficha técnica
Este projeto teve realização do Ateliê de Ideias, com execução da Cidade Quintal e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e do Procon Vitória, parceria com o Programa Tampinha do Bem, por meio do Sindiplastes e Senai - Serra.
Vitória-Espírito Santo
2022
Coordenação Geral
Juliana Lisboa
Renato Pontello
Curadoria de conteúdo e pesquisa
Giselle Soares
Produção
Jamile Marriel
Criação
Juliana Lisboa
Renato Pontello
Iara Ribeiro
Mobilização
Valmir Dantas
Cosme Santos
Denise Biscotto
Prod. executiva do audiotour
Alegria Falconi
Roteiro do audiotour
Luara Zucolotto
Captação, voz e edição
Bruno Hanstenreiter
Participação especial
Tio Lu
Teo Stelzimar
Luara Zucolotto
Mauro Pinheiro
Execução dos mobiliários
Iara Ribeiro
Alegria Falconi
Renato Pontello
Juliana Lisboa
Henrique HP
Pintura
Ed Brown
Juliana Almeida
Walas Ferreira
Maria Cristina Vieira
Juliano Balbino
Renato Pontello
Artista convidado
Thiago Balbino
Letrista local
Sr. Almeida
Pedreiro
Nedilson
Fotografia
Thais Gobbo
Andie Freitas
Assessoria de comunicação
Ricardo Aiolfi
Varal Comunicação
Web design
Lutthyerre Mateus
Fel Araújo