Viaduto de Paul
Endereço: Viaduto de Paul Cidade: Vitória
Período: 2021 Proposta: Desenvolver a identidade local do bairro a partir de um portal de entrada. Pessoas envolvidas: Liderança comunitária, comerciantes e vizinhos do entorno, grupo de Whatsapp do bairro Paul.
Um bairro-porto cheio de histórias em seus caminhos entre viaduto, escadaria e catraias.
Reconhecer a importância histórica do bairro Paul para a Região Metropolitana de Vitória, como local de conexão entre o município e a capital, foi o ponto de partida.
Um lugar estratégico para a mobilidade, de onde saía o bondinho que fazia o trajeto até a Prainha (Vila Velha) e também de onde se pegavam as tradicionais e extintas catraias e lanchas até Vitória.
"Emoldurado entre o mar e o morro"
Vivências
Durante a pesquisa, sempre que conversávamos com os moradores a memória do tempo das catraias aparecia. O conhecido pôr-do-sol e as travessias nessas pequenas embarcações já haviam sido tema do cartão telefônico de orelhão em outro tempo, o que até hoje é motivo de orgulho entre os moradores.
Um fato curioso neste trabalho é que, com a pandemia da covid-19, nossa interação com a comunidade se deu em boa parte, de forma on-line. Numa dessas conversas, chegamos a uma marchinha de carnaval que é um retrato desse bairro. Nos intrigou o fato de não conseguirmos localizar a letra ou um vídeo pela internet.
Então, seguimos o conselho de um morador: ligar para o dono de um bar do reduto boêmio de Paul, que passou para uma pessoa que estava na mesa na hora, que transcreveu o samba inteiro.
“emoldurado entre o mar e o morro
o Paul nasceu
envolvido nas linhas da Leopoldina.. aí que o Paul cresceu
grande celeiro de artistas jornalistas e desportistas
os catraieiros não paravam de remar
levando daqui pra lá
trazendo de lá pra cá
aqui passava gente de todo lugar
do alto do viaduto fluiam fluiam versos poesias ao luar
seresta boêmia a noite inteira, viola e voz de Valdeci e Altemar”
(...)
Compositores: Dito PR, Zé Carlos Souza, Carneiro e Gugu, Marchinha do BLOCO PAUL D’DENTRO.
Criação
VIADUTO
O viaduto de Paul é um ponto de referência da região e funciona como boas-vindas para quem acessa o bairro. Aproveitamos a volumetria do monumento em forma de arco, que cria uma moldura para a paisagem urbana e ajuda a dar o aspecto tridimensional do nome P A U L, frente e verso.
ESCADARIA
Além do viaduto, a escadaria que fica ao lado dele também ganhou uma pintura nova com a representação dessa dinâmica de lá pra cá, de cá pra lá, que hoje está presente no sobe e desce das escadas.
Uma moradora de Paul lembra saudosa, desse tempo. “Eu sinto saudades da travessia de barquinho. Já atravessei em tempestade, já atravessei em dia lindo. Já atravessei de lancha na época que tinha, mas o trajeto do barquinho, não tinha preço”, conta.
A iniciativa faz parte do projeto Arte no Muro, iniciativa da Vale com produção executiva da Fino Trato Produção, em parceria com a Cidade Quintal.
Vitória-Espirito Santo 2021
Pesquisa, criação e execução
Cidade Quintal
Oficina de Graffiti
MiQ
Macjones
Abelar Nagil
Equipe de Pintura
Ed Brown
Leo Marrom
Jeferson Souza
Ruone Art
Abelar Nagil
Hiago Oliveira
Produção local
Andie Freitas
Layla Pena
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é importante para nós que mencione que o projeto é uma realização da Cidade Quintal. Em caso de reprodução de textos, imagens ou vídeos, mencionar autoria e seguir os créditos da ficha técnica.