Viva o Mestre Roxinha
Endereço: Comunidade do Gesso Cidade: Crato-CE Período: 2019 Proposta: Contribuir na ativação de um espaço de convivência criado por moradores para homenagear o Mestre Roxinha Pessoas envolvidas: Lideranças comunitárias, agentes culturais locais, familiares do mestre Roxinha, professores e alunos de Arquitetura e crianças.
Uma pintura participativa e co-criada em comunidade no Ceará.
A convite da Faculdade Paraíso (FAP), por meio do departamento de Arquitetura e Urbanismo, ministramos um workshop de quatro dias que culminou em uma intervenção urbana na Comunidade do Gesso, município de Crato, no Ceará.
O workshop se deu ao longo dos dias em que moradores reformavam uma área de convivência na região onde viveu um conhecido puxador de quadrilhas juninas, que na ocasião recebia o reconhecimento de mestre.
A faculdade já tinha uma parceria com pontos de memória desse território, e atuou como facilitadora do processo.
Criação
Durante muitos anos, o terreiro ocupado pela Comunidade do Gesso recebeu as quadrilhas de São João realizadas pelo Sr. Roxinha, ícone dessa comunidade, falecido em 2016, três anos antes da realização do workshop.
Porém, a memória dessas festas é tão viva nas falas dos moradores que articuladores culturais e familiares de Sr. Roxinha mobilizaram a comunidade para resgatar o terreiro e reativar as tradicionais festas, desta vez elevando o homenageado à alcunha de "Mestre Roxinha".
A partir das vivências dos primeiros dias, ficou definido o local de aplicação da intervenção: as fachadas das casas que ficam voltadas exatamente para o terreiro onde aconteciam as quadrilhas.
As formas de bandeirolas, tradicional elemento decorativo das festas de São João, foram eleitas coletivamente como o elemento que percorreria todas as fachadas. Outro elemento importante foi a figura de Mestre Roxinha representada sobre a forma abstraída de um balão; compondo o selo que homenageia a, então recente, alcunha de Mestre dada a Roxinha.
Resultados
+ Realização de mutirão envolvendo a vizinhança do terreiro.
+ Pintura das casas em torno da casa dos familiares do Mestre Roxinha.
+ Ativação do terreiro e titulação do Mestre Roxinha.
Gostou do conteúdo?
Se quiser compartilhar é muito importante para nós que mencione que o projeto é criação e execução da Cidade Quintal, em caso de reprodução de textos e imagens, mencionar autoria.
Ficha técnica
O projeto Viva Mestre Roxinha foi realizado por meio de workshop realizado junto ao departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Paraíso (FAP).
Crato - Ceará
2019
Oficineiros
Renato Pontello
Juliana Lisboa
Participantes
André Moraes
Grupo de estudantes
Coletivo Camaradas
LUE
Moradores do bairro
Professores e estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Paraíso (FAP)